Spirulina: conheça seus principais benefícios

A Spirulina já está ocupando posição de destaque no panteão dos superalimentos – e não é à toa. Presente na Terra praticamente desde o início da vida neste planeta, spirulina é uma alga verde-azulada (ou seria azul-esverdeada), que cresce em certos locais do planeta, em continentes distintos.

Trata-se de uma forma de vida que triunfa na água fresca, e um potencial suplemento que pode mudar a qualidade de vida de muitas pessoas. É conhecida por seu sabor intenso e um perfil nutritivo poderoso.

Não é sem motivos que mais de mil artigos científicos a respeito do alimento já foram ou estão sendo produzidos, para compreender melhor a extensão de seus benefícios. Confira os principais benefícios da spirulina, e qual a composição que a torna tão eficiente:

Promove desintoxicação por metais pesados

Embora muitas pessoas não conheçam a informação a intoxicação por certos metais é um problema grave na alimentação global. Isso é especialmente verdade quando diz respeito ao arsênico, que contamina pessoas principalmente na Ásia e nas Américas, levando-as a pontos de intoxicação crônica.

Em Bangladesh, por exemplo, cerca de 3% de toda a população apresenta sinais clínicos da intoxicação, e não há um tratamento específico para isso. Alguns estudos, no entanto, mostram que a spirulina é capaz de reduzir a concentração. Alguns estudos mais recentes sugeriram até mesmo 47% a menos de concentração após algum tempo de tratamento diário com o suplemento.

Redução de candidíase

Percebe-se um grande aumento nos casos de candidíase, de a década de 1980, atribuídos – em parte – pela alimentação rica em açúcar, ingredientes pouco naturais e o aumento da resistência microbiana. Alguns estudos demonstram uma esperança, no entanto, depositada na spirulina.

Segundo estes testes, ela possui uma capacidade antimicrobiana significativa, especialmente eficiente contra candidíase. Além disso, ela fortalece o sistema imunológico, auxiliando no tratamento de casos de candidíase já desenvolvida.

Auxilia na prevenção do câncer

Assim como diversos outros superalimentos, a spirulina é rica em antioxidantes. A novidade, neste caso, é a concentração desta riqueza, que pode ser até quatro vezes maior do que a presença de antioxidantes em blueberries, considerada uma das frutas mais ricas neste aspecto.

Cerca de 70% dos estudos publicados a respeito do tema demonstram resultados conclusivos sobre sua eficiência em relação à prevenção de diferentes tipos de câncer. A presença destes anti-oxidantes garante que radicais livres tenham sua atuação reduzida, causando menos danos às células com o passar da idade.

Redução da pressão sanguínea

Alguns dos pigmentos encontrados na spirulina demonstraram enorme potencial na redução da pressão sanguínea. Além disso, foi verificado que a suplementação diária é especialmente útil para casos de síndromes metabólicas, nas quais o problema de pressão está associado a problemas constantes no metabolismo. Isso reduz os riscos permanentes de problemas cardíacos, derrames e, até mesmo, diabetes.

Redução do colesterol

Outro benefício já observado da spirulina é sua capacidade de prevenir a arteriosclerose e reduzir os níveis elevados de colesterol no sangue. Estes resultados, no entanto, ainda estão em fase de teste clínico em animais de laboratório, e não podem ser oficialmente confirmados em humanos.

Aumento de energia

Entre os benefícios da spirulina para o corpo, a capacidade de liberar mais energia na corrente sanguínea através de uma aceleração metabólica é um dos motivos pelos quais recomenda-se seu cosumo logo pela manhã.

Uma das formas mais comuns de seu consumo é a combinação com sucos de frutas cítricas refrescantes, que garantem um misto de energia e sabor delicioso para iniciar a manhã. Este aumento de energia, vale considerar, é obtido através do processo de aumentar a taxa metabólica, o que significa um maior consumo de energia por parte do corpo. Isso faz com que a longo prazo, a perda de peso também seja favorecida como um aspecto secundário.

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