O que é e para que serve a spirulina?

Embora muitas pessoas não saibam, a spirulina é uma das formas de vida mais antigas do planeta. Também chamada de espirulina, trata-se de um dos organismos primordiais para a produção de oxigênio na atmosfera do planeta, bilhões de anos atrás.

Além disso, a spirulina é considerada um dos superalimentos disponíveis na atualidade. Ela é formada de 55% a 70% de proteína – o que é mais do que as carnes, por exemplo. Além disso, conta com cerca de 18 amino-ácidos, assim como vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Além disso, ela é rica em pigmentos proteicos específicos deste tipo de alga.

Conheça melhor essa micro-alga que pode mudar completamente sua qualidade de vida através de uma alimentação saudável:

Quais são as fontes de spirulina?

A fonte da espirulina é, em resumo, ela própria. Trata-se de uma micro-alga em formato espiral, capaz de crescer naturalmente nas águas mornas e frescas. Possui uma cor intensa de verde azulado, e é “colhida” destas águas – geralmente lagos – para a transformação em um suplementos.

Atualmente, as principais fontes de spirulina são um misto entre o artificial e o natural. Cria-se lagos com condições que simulam a natureza ideal para seu desenvolvimento, onde a bactéria desenvolve-se com facilidade e pode ser convertida em alimento. O local mais comum para a produção da Spirulina é em lagos no Havaí, onde há um dos locais mais propícios do mundo para o seu desenvolvimento.

Quais os benefícios da spirulina para a saúde?

A spirulina oferece uma enorme quantidade de benefícios para a saúde desde o momento em que é consumida. Em primeiro lugar, ela fornece um aumento quase instantâneo de energia, além de aumentar a resistência e reduzir a fadiga. Adicionalmente, melhora significativamente as respostas do sistema imunológico.

Outro aspecto interessante é que, como um alimento extremamente rico, nutricionalmente falando, promove um excelente auxílio para a saúde do coração, dos rins e do fígado. Além do mais, trata-se de um desintoxicante natural, oxigenando o sangue e auxiliando a limpar o corpo de toxinas e impurezas que podem ser a origem de diversos problemas de saúde.

Para quem busca emagrecer, ainda, a spirulina é uma excelente supressor o apetite. Ela auxilia na sensação de saciedade, e ainda melhora a capacidade digestiva do corpo. Há, ainda, um potencial como um dos antioxidantes mais poderosos que está sob estudo para sua comprovação no corpo humano, o que pode a tornar uma das principais formas de combate a inflamações e radicais livres no corpo.

Seu consumo regular auxilia, ainda, no combate à anemia e às constipações constantes. Seu poder como antioxidante, segundo estudos ainda em curso, pode chegar a quatro vezes o valor (já extremamente alto) dos blueberries.

Cuidados e efeitos colaterais

Em geral, a spirulina é um superalimento bastante eficiente, e raramente produz efeitos colaterais significativos. Por isso, seu uso é seguro, e raramente há contra-indicações – inclusive para crianças.

O único cuidado, no entanto, diz respeito às pessoas que possuem alergias relacionadas a frutos do mar. Estas pessoas devem experimentar a possibilidade de reações alérgicas à spirulina antes de suplementar a alimentação regularmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *